Problemas de comunicação interna são uma realidade na maioria das empresas, sendo um forte fator de descontentamento entre os colaboradores. No setor de construção civil, onde boa parte dos colaboradores trabalha distante do escritório central, em canteiros de obra, garantir a eficiência da comunicação interna pode ser um desafio ainda maior.

Falhas de comunicação entre as equipes geram desalinhamento, atrasos desnecessários devido à falta de clareza sobre como lidar com determinadas demandas e, no médio prazo, desmotivação dos colaboradores.

Saiba reconhecer se você precisa dar mais atenção a esse tema no seu trabalho. Conheça a seguir os problemas de comunicação interna mais comuns, especialmente nas empresas de construção civil, e as principais soluções para essas dificuldades:

Linguagem inadequada para os diversos tipos de públicos

A empresa de construção civil possui diversos setores, cada um com um público específico, com um determinado nível de escolaridade, cultura, experiência e vivência empresarial. Um erro comum cometido pelas áreas de comunicação interna das empresas do ramo é conversar com todas essas pessoas da mesma forma.

É essencial conhecer o perfil dos profissionais de cada setor e conhecer os canais e tipos de linguagem mais eficientes para se comunicar com cada um deles.

Falta de eficiência no envio da mensagem

Se a linguagem deve ser mais abrangente, a forma de transmissão da mensagem também tem que ser bem pensada para evitar furos na comunicação. Pensando que nem todos os colaboradores da empresa têm acesso a e-mail, uma newsletter, por exemplo, não seria a melhor forma de comunicação.

Descentralização das informações

Esse talvez seja o problema de comunicação interna mais comum entre as empresas de todos os segmentos. No caso da construção civil, para uma determinada orientação chegar do engenheiro responsável, no escritório, até os operários no canteiro de obras, a exatidão das informações pode acabar se perdendo pelo caminho, o que pode acarretar em atrasos na obra e desentendimentos.

Falta de diálogo

A comunicação é uma via de mão dupla. Assim como as empresas devem saber informar bem, elas precisam ser ainda melhores ouvintes. Precisam saber ler o ambiente e entender, nas ações de cada um, como está o clima na empresa e como anda a percepção das informações recebidas.

E na sua empresa, o que é feito para melhorar os problemas de comunicação interna? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto?

Deixe seu comentário e troque experiências com nossos leitores!